28 de abril de 2015

Tragédia pouca não dá notícia

- Menina, você não sabe! Meu filho desmaiou e caiu da escada! Tá no hospital, com a perna quebrada, vê se pode!
- Mas como isso, minha irmã? Do nada?
- Não sei. Ele disse que tomou aquele remédio pra dor nas costas, mas também falou que não tinha comido nada a tarde inteira. Sei não. Bom, vou desligar. Mas ele tá bem, viu? Só não vou passar por aí hoje pra almoçar. - A primeira irmã voltou a falar.
A outra disse que não tinha problema e desligou. Logo todos chegaram para o almoço na casa de Dona Maria, a segunda irmã, e ela tratou de contar ao neto o ocorrido.
- Matheus, sabe o Alfredo? Ele desmaiou e caiu da escada depois de tomar um remédio! Foi daqueles comuns, pra dor nas costas!
- Caramba, vó. Que complicado. Espero que ele esteja bem!
Matheus deu de ombros, comeu tudo e saiu correndo para encontrar com a namorada. Foram ao shopping, mas logo ela passou a reclamar de dor de cabeça devido ao ar gélido do local. Da bolsinha a tira-colo, sacou logo um remédio.
- Peraí, Ana! Toma cuidado com esses remédios que você toma...
- Por que, Matheus? - Ana riu.
- Nossa, meu primo Alfredo caiu duro da escada depois de tomar um desses. Desmaiou e plaft no chão!


- Nossa, mas foi com esse remédio? - Ana perguntou com ar mais sério.
- Acho que foi exatamente esse! - Matheus advertiu com medo por sua namorada.
- E ele se machucou muito feio? - Ela guardou o remédio na bolsa, sem tomá-lo.
- Acho que sim, viu. Pelo que me lembro, foram uns dois lances de escada.
Ana tentou ignorar a dor e os dois continuaram o passeio. Depois, ela voltou para a sua própria casa. Chegando lá, logo falou:
- Mãe, sabe esse remédio que a gente sempre toma? Não compra ele mais não! Um primo do meu namorado quase morreu depois de tomar um desses. Ele desmaiou e parece que caiu uns dois lances de escada! Ficou esturricado no chão!
- Jura, filha? - Matilde respondeu preocupada, colocando a mão na boca. - Ôh amor, não é aquela tia sua que sempre toma esse remédio? Liga pra ela e fala pra tomar cuidado!
- Vixe, tem razão, Matilde. Vou ligar agora mesmo. - O pai respondeu pegando o telefone. Depois, começou a falar em tom sério com sua tia. - Oi, tia! Eu tô ligando por causa de uma coisa importante. Sabe aquele remédio que a senhora toma? Um homem desmaiou depois de tomar, parece que morreu! Teve convulsão e tudo o mais. Toma cuidado, viu?
Do outro lado da linha a tia agradeceu a preocupação. Na mesma hora ligou para o sobrinho que queria ser jornalista.
- Oh, fio! Tão dizendo que tem aquele remédio pra dor, sabe? Parece que ele tá matando muita gente! Morreu um da família do namorado da Ana ao cair da escada, lembra dele? Dava boa reportagem, viu? Alguém tem que denunciar isso daí, as pessoas não podem continuar correndo esse risco sem nem saberem. Aproveita que você sabe mexer na internet e denuncia, vai salvar muitas vidas!
- Oi, tia! Lembro sim! Que horror... Hoje em dia a gente tem que desconfiar de tudo mesmo.
O sobrinho logo se animou e prometeu que iria procurar sobre. Na mesma hora colocou no Facebook e perguntou se alguém conhecia algum caso de uma pessoa que havia passado mal com o tal remédio. Mas, antes, alertou a todos que um homem tinha rolado cinco lances de escada e tido um ataque cardíaco após tomar um. Falou que o homem deixou para trás um filho pequeno (pelo que ele lembrava, o cara tinha um filho). Em menos de uma hora, ele já tinha 150 curtidas e 75 compartilhamentos.
No outro canto da cidade, um médico leu o texto que uma amiga havia republicado e marcado ele. "O senhor que é médico, avisa seus pacientes", ela escreveu. Apesar de ele não acreditar muito naquilo, acabou curtindo o post e o comentário só pra não parecer chato. Ele não queria passar a imagem de intelectual mal humorado e que era sempre racional demais (como já haviam lhe falado). Mas todos os enfermeiros - que eram seus amigos também na rede social - viram a notícia e a curtida. 
"Se o cara curtiu é porque deve saber que tem esse risco mesmo, né?", um enfermeiro recém formado disse para si e ficou muito chocado com tudo aquilo. Leu, curtiu, compartilhou. Depois, bloqueou a tela do celular e entrou no quarto para verificar um paciente. Leu a sua ficha.
- Caiu da escada, é? - Ele falou e o paciente sibilou que sim com a cabeça.
- Quebrei a perna. - Alfredo riu constrangido. - Não me alimento direito, aí dá nisso. Desmaie subindo...
- Nossa, você teve sorte! Hoje eu li que um rapaz, acho que mais ou menos da sua idade, desmaiou na escada  também. Mas ele rolou quinze lances, teve um ataque cardíaco e morreu!! - O enfermeiro falou dando um tapinha nas costas do paciente.
- Meu deus que horror!
- Pois é, parece que tinha filho pequeno e tudo! - O enfermeiro franziu os lábios. - Desmaiou depois de tomar um remédio comum pra dor, sabe? Daqueles que todo mundo toma. Teve convulsão e tudo.
- Nossa, cara... Sempre que escuto essas coisas fico pensando que poderia ser comigo. Às vezes a gente tem que contar com a sorte mesmo nessa vida, não é?! - Alfredo sorriu.
- Pois é, pois é. - O enfermeiro deu de ombros. - E nada de chover hoje também, não é?

Tirinha por André Cáceres

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...