5 de outubro de 2014

Tirinha #1 - É fresquinho porque vende mais ou vende mais porque é fresquinho?


Em quem você vai votar? No candidato que está em primeiro nas pesquisas ou no que está perdendo? Eu vou votar no candidato que me representa, que tem as propostas mais pertinentes, que pensa o mesmo que eu e que quer realmente melhorar a vida das pessoas.

Acha que esse candidato não existe? Pois saiba que até papai noel existe se você acreditar e tiver força de vontade para buscá-lo. Há muitos políticos competentes, bem intencionados e honestos por aí, esperando seu voto. Mas nenhum deles recebe dinheiro de bancos, empreiteiras, investidores e empresários para financiar campanhas milionárias.

Por que você acha que são sempre os mesmos partidos que disputam o topo nas eleições? Pela força de suas ideologias ou por quem banca suas propagandas? É muito fácil se sentar no sofá, ligar a televisão e ver o jornal do horário nobre cobrir apenas duas ou três campanhas, mostrar apenas o que os candidatos mais votados fizeram. Por que eles são os mais votados? Será que as pessoas não votam neles simplesmente porque acham que todo mundo vai votar neles mesmo e que não fará diferença escolher outro?

"Vou votar em quem está disputando lá em cima pra não desperdiçar meu voto", é o que diz a minha mãe, e provavelmente a sua. Jogar no lixo o voto, entretanto, é fazer exatamente isso. Seu voto só tem utilidade numa democracia se ele te representa. Se você acredita na maré de pessoas que está elegendo o candidato X ou Y, e decide seguir o fluxo, é apenas mais um na boiada. Se tenta mudar o país votando em quem realmente compartilha dos mesmos ideais que os seus, você estará, aí sim, fazendo a diferença, mesmo que seu candidato não seja eleito.

Afinal, enquanto estivermos com essa mentalidade de votar em quem todo mundo já vota, não faz sentido clamar por mudanças. Os políticos vão continuar governando para quem realmente os elegeu: bancos, construtoras, empresas. É isso que você quer? Pois isso é do interesse de uma minoria privilegiada. Até quando vamos nos deixar influenciar pelas pesquisas eleitorais?

Deixemos de lado esse modo de pensar. Será que os candidatos estão em primeiro lugar nas pesquisas porque são mais votados, ou são mais votados porque as pesquisas dizem que são? É fresquinho porque vende mais ou vende mais porque é fresquinho? Pense nisso. Procure propostas, candidatos e ideias que te satisfaçam, e não vote no "menos pior".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...